Um grupo de cientistas na Índia desenvolveram um processo para transformar sacos de plástico abandonadas em combustível utilizável.

sacolas-plásticas-petróleo-bioretro

Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia e da Universidade Centurion de Tecnologia e Gestão Odisha na Índia, está direcionando plásticos de polietileno de baixa densidade, ou PEBD, por seu alto teor de petroquímica. Ao invés de simplesmente reciclar esse material em novos produtos de plástico, o processo extrai combustível útil dos sacos à base de petróleo, isso reduz significativamente a quantidade de resíduos que iriam para um aterro sanitário e ao mesmo tempo gera energia.

É verdade que os sacos de plástico foram proibidos em muitas áreas dos Estados Unidos, mas sua presença ainda permanece por muitas outras cidades e países criando muitos perigos e um desses são as enchentes. Para combater este problema, os pesquisadores procuraram para adicionar mais um passo no ciclo de vida de produtos de plástico, revertendo- os para seus componentes petroquímicos.

sacolas-plásticas-petróleo-bioretro1

O processo envolve uma técnica de baixo aquecimento que combina os resíduos de plástico com caulino, um mineral de argila e um catalisador. O aquecimento suave (cerca de 400 graus Celsius) faz com que o plástico se quebre em um processo chamado de degradação termo – catalítica. Através deste processo, as moléculas ricas em carbono semelhante à petroquímica são liberadas.

Se o processo for promulgada em larga escala, o combustível petroquímico semelhante resultante, pode ser utilizado para máquinas de alimentação, ou mesmo veículos. Plásticos de polietileno de baixa densidade não só podem ser encontrados em sacos de plástico, mas também em recipientes, equipamentos médicos e componentes de computador, o que poderia potencialmente reciclar tudo em combustível se o processo for aperfeiçoado.

por: BioRetrô