Agora é possível criar tênis até com bactérias.

Esquece o que você já viu sobre as formas de fabricar tênis, essa empresa do Reino Unido chamada de Modern Synthesis é uma startup que foi além da ficção científica para produzir calçados.

A startup fabrica roupas e outros tecidos com um processo nunca antes imaginado no mundo, através de bactérias.

O processo, chamado de “tecelagem microbiana”, foi comparado à impressão 3D, embora, o que realmente é feito é relacionado a criação de matéria prima do que o produto final, mas no futuro nada impede de ser capaz de desenvolver o produto já no formato final. Primeiro, os designers criam um esboço fatiado do tênis com uma trama de linhas para dar resistência e uma forma para limitar a área onde as bactérias iram interagir e usam o açúcar de resíduos agrícolas para elas comerem.

Ao comer os resíduos as bactérias deixam para trás uma espécie de celulose, um composto extremamente resistente encontrado em outros materiais à base de plantas, como madeira, papel e linho.

Todo o processo leva entre 10 e 14 dias, dependendo do item.

Uma incrível solução que não gera resíduos que degradam o meio ambiente e propicia ainda reduzir custo de produção e gerar roupas totalmente personalizáveis ​​que podem caber em qualquer tamanho ou forma. Cada item é feito com exatamente o material necessário.

Esta experiência ainda está em seus estágios iniciais, mas alcança níveis promissores de possibilidades que pode revolucionar até a forma como se cria objetos no nosso dia a dia já que o produto pode substituir o plástico como conhecemos.

Existem alguns protótipos de tênis sendo criados com algumas marcas para viabilizar os testes do material. Felizmente, poderemos ver daqui a um tempo alguns tênis reais de um material ecológico pode transformar a vida como conhecemos, inclusive é tão simples o processo que poderemos no futuro criar nossos próprios objetos como acontece hoje com as impressoras 3d.