A técnica da Agilyx, empresa criada no estado de Oregon há apenas seis anos, permite tratar qualquer plástico, inclusive o mais velho e o mais sujo, transformando-o em combustível.

 “O que nos interessa não são os plásticos que são reciclados hoje em dia, mas os plásticos que ninguém quer e que costumam acabar no lixo”, afirmou o executivo.

Na primeira etapa do processo, o plástico é triturado. Depois, ele é colocado em um grande “cartucho”, aquecido para se transformar em gás. Ele então volta a ser resfriado na água.

O petróleo resultante é separado ao emergir a superfície. Ao final do processo, mais de 75% do peso original é transformado em petróleo cru, pronto para ser refinado como qualquer outro tipo dessa substância e transformado em gasolina ou diesel. O resto da matéria fica dividido em gás e outros resíduos (menos de 10%).

A empresa consegue converter por dia até 10 toneladas de plástico – cuja produção mundial foi de 280 milhões de toneladas em 2011 –, que resultam em 50 barris de petróleo, já descontando cerca de 10 barris de energia utilizados no processo industrial.

Fonte: Veja