Uma boa notícia para quem aderiu a um estilo de vida mais saudável, ser vegetariano é uma grande contribuição para com as causas ambientais.

Uma característica simples e aparentemente irrelevante, que a maioria das pessoas têm em comum é que elas gostam de comer, no entanto, o alimento que elas escolhem possui um impacto muito profundo sobre o meio ambiente.

Sabemos que a produção de alimentos é um dos sistemas que mais causam impactos sobre o meio ambiente sendo um grande colaborador para o aquecimento global.

Um estudo recente realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Loma Linda na Califórnia, descobriu que o vegetarianismo aumenta o tempo de vida de uma pessoa e reduz os riscos de saúde relacionados com a alimentação, e ao mesmo tempo beneficia o meio ambiente.

Os pesquisadores compararam as dietas de 73.000 vegetarianos, semi-vegetarianos e não-vegetarianos, comparou o efeito sobre as emissões de gases de efeito estufa e descobriu que menos efeito estufa é produzido com o consumo de vegetais. Os pesquisadores descobriram que os vegetarianos têm menor ocorrência de doenças cardíacas, diabetes e derrame. O estudo constatou que a taxa de mortalidade de não-vegetarianos era quase 20 por cento mais elevados do que os vegetarianos e semi-vegetarianos.

Pequenas reduções no consumo de produtos de origem animal resultam em benefícios ambientais e benefícios para a saúde. Uma razão pela qual muitas pessoas estão hesitantes para começar a viver um estilo de vida vegetariano é porque acham que ele não fornece nutrientes suficientes para uma vida saudável. Carne contém uma ampla variedade de nutrientes, incluindo proteínas, ferro, cálcio, zinco e vitamina B12. No entanto, o Departamento de Agricultura dos EUA diz que o vegetarianismo não fornece nutrientes suficientes, mas os vegetarianos devem comer uma grande variedade de alimentos para obter todos os nutrientes necessários.

Abaixo, alguns alimentos e a quantidade de água que cada tipo gasta em sua cadeia de produção.

Cabe a cada um de nós escolher o que vai contribuir para a melhora ou prejudicar o meio ambiente, não precisamos abrir mão de tudo em nossas vidas, mas precisamos pelo menos optar por formas mais inteligentes de consumo, de forma que exista o equilíbrio da vida humana e da vida do meio ambiente como um todo.

por: BioRetrô