O Tardígrado é o animal mais resistente do planeta e quase imortal, podendo chegar aos 120 anos de idade.

tardígrado-capa

Esses pequeninos animais são considerados os animais mais resistentes do universo por possuírem características singulares e impressionantes de adaptação. Sua aparência não é nada amigável, apesar de ser inofensivo para nós humanos, sem dúvidas ele também já influenciou cineastas quanto à criações de criaturas de outro mundo, como aliens por exemplo.

Mas os Tardígrados que são chamados também de ursos de água ou leitões de musgo, são muito reais e extremamente resistentes, em 2007 a agência espacial Europeia enviou esse bichinho ao espaço para ser submetido à falta de oxigênio, sem contar aos inúmeros outros testes que ele foi submetido, como sendo preso em um vácuo total sem elementos essenciais para continuar a vida. Esse tipo de coisa mataria qualquer exceto o Tardígrado. O animal saudável tem sido o fascínio de cientistas, Nesse processo, eles expuseram os animais à temperaturas tão baixas quanto -328 Fahrenheit e tão alto quanto 304 °C , foi forçado à radiação 1.000 vezes maior que a radiação capaz de matar um ser humano, foi colocado em álcool em ebulição e seis vezes à pressão do oceano.

tardígrado-capa1-bioretro

Talvez o grande segredo seja a capacidade deles reduzirem o seu metabolismo em quase zero, e quando eles encontram as características necessárias para se desenvolverem, eles voltam ao seu estado de vida normal, os cientistas foram capazes de documentar um caso de um animal de 120 anos de idade.

Eles são um filo de pequenos invertebrados. O nome significa “passo lento”, medem cerca de 0,05 milímetros para 1,2 milímetros de comprimento. O animal incrível tem quatro pares de pernas que terminam em pequenas garras, vive dos fluidos das células vegetais, células animais e bactérias.

por: BioRetrô