Com um designer incrivelmente futurístico, esse meio helicóptero e meio avião foi idealizado pela fabricante italiana Agusta Westland.

capa

A Agusta Westland revelou o “Project Zero”, o primeiro helicóptero elétrico do mundo. A aeronave já fez voos pairados e pode ter realizado voos secretos no fim de 2012. Essa máquina permite que as hélices girem 90 graus para mudar para configuração VTOL (pouso e decolagem vertical), de maneira similar ao V-22 Osprey. A diferença é que no Osprey os rotores são colocados nas pontas das asas e no “Project Zero” ficam dentro das asas.

texto

O conceito futurístico traz várias inovações. As asas são destacáveis, podendo ser retiradas caso a aeronave opere apenas no modo helicóptero, aumentando a capacidade de carga. Por usar motor elétrico, a transmissão é bem simples. Quanto a aeronave está em solo, as pás podem ser apontadas para o vento, para recarregar as baterias. O “Project Zero” não usa sistemas hidráulicos.

Futuramente, a aeronave poderá usar motor híbrido com apoio de um motor diesel. A propulsão elétrica permite voos furtivos, o que é útil em operações especiais. A fuselagem também mostra contornos furtivos.

Não se sabe se a aeronave é apenas um demonstrador de tecnologia ou se irá gerar um modelo operacional. Os dados da patente citam velocidade de 500km/h e teto de 7.500 metros.

fonte: ankit