Em SP o hotel Novotel Morumbi teve uma redução de 80% dos gastos elétricos graças a um sistema que utiliza energia solar
O hotel teve uma economia de água e gás (71 mil por ano), e assim também evitou a emissão de 124 toneladas de CO2, tudo isso porque implantou um sistema de aquecimento solar.
Em 2009, o hotel começou a utilizar a luz solar para aquecer a água que utiliza para atender a 5 mil hóspedes mensalmente, substituindo os aquecedores a gás GLP.
Foram utilizados 93 painéis solares para cobrir uma área do telhado de 149 m². Investimento de R$ 240 mil.
A mudança para o novo sistema demorou 90 dias, com o hotel em funcionamento, não causou nenhum tipo de incômodo aos hóspedes.
Este sistema consiste em coletores que utilizam a energia do sol para o pré-aquecimento da água, que depois é enviada aos reservatórios e passa por bombas de calor quando é utilizada pelos usuários.
Esse é um grande passo para os hotéis se adaptarem a esse novo sistema, que não afeta o meio ambiente e gera economia para os empreendedores, principalmente na Copa do Mundo de 2014, que não só os hotéis mas todas as cidades-sede brasileiras necessitam.
Fonte:IBDN