Você não quer mais aqueles aparelhos velhos com um designer antigo e fora de linha e pensa em descartá-los para comprar novos eletrodomésticos? Renove esses aparelhos e ajude o meio ambiente.
Aqueles utensílios de cozinha que já não estavam em boas condições de funcionamento foram jogados fora você optou por comprar novos aparelhos? Hoje essa realidade é muito comum em muitos lares, muitos dos nossos pequenos aparelhos acabam no aterro quando eles não são mais o que queremos, o que cria um grande problema ambiental. Mas o Designer francês Gaspard Tiné-Berès está usando cortiça ecológica, que juntamente com os aparelhos descartados cria uma linha de aparelhos sustentáveis. Ele chama seu projeto de curto-circuito.
Tiné-Berès foi inspirado por Bright Sparks, uma iniciativa do Conselho de Islington do Reino Unido que busca revender ou reparar os aparelhos em vez de enviá-los para um aterro sanitário.
Mesmo quando os aparelhos ficam velhos, os componentes interiores geralmente ficam em bom estado e em condições de funcionamento ou podem ser facilmente reparados. A iniciativa poderia se tornar um modelo de negócio viável e bem sucedida, criando novos empregos e novos conjuntos de habilidades para os trabalhadores.
No geral, o plano poderia beneficiar não apenas as áreas locais, mas todo o planeta, desviando lixo eletrônico perigoso dos aterros.
Até agora, Tiné-Berès criou uma máquina de café, uma chaleira elétrica e uma torradeira. Ele pretende criar ainda mais aparelhos e, eventualmente, oferecê-los para venda através de um negócio que ele chama de RE-DO Studio.
fonte: ecycle