Cientistas do Instituto de Tecnologia de Estocolmo criaram um tecido eco-friendly antibacteriano que pode atrair e prender as bactérias.Todos nós já sabemos do perigo que estamos correndo expostos a diversos fatores de contaminação, trata-se das bactérias, mas bactérias resistentes aos antibióticos é um problema ainda maior.

capa

Um tecido simples de celulose é atado com polímeros antibacterianos que atraem e matam as bactérias em contato e sem contar que a sua forma de eliminação se daria apenas em queimar o material já que, quando limpamos alguma superfície com um pano comum e em seguida esse pano é lavado na pia, essas substâncias contidas no pano irão se espalhar ainda mais através do dreno e para o meio ambiente onde podem contaminar o solo e a água, e dão origem a resistência bacteriana.

bactéria

Esse tecido antibacteriano não é novo, mas o material e a técnica criada pelos pesquisadores do  Institute of Technology é um avanço interessante. A equipe veio com uma alternativa mais sustentável para anexar polímeros antibacterianos à celulose, que é utilizado como substrato. Os polímeros antibacterianos não podem se libertar a partir da celulose, uma vez que é ligado, o que elimina a chance deles serem elevados pela água.

tênis

O polímero de celulose tem uma carga positiva, que atrai as bactérias carregadas negativamente. Em contacto, os polímeros interagem com a membrana bacteriana, o que provoca a morte celular.

médicos

A equipe espera melhorar o tecido e substituir o polímero com um material anti-bacteriano renovável, o que iria permitir que o tecido a ser queimado e não deixar nenhum vestígio. O interesse pelo material e técnica KTH poderia levar a avanços na limpeza, saneamento hospitalar e até mesmo de filtração de água.

Fonte: Physics News