O vírus causa problemas respiratórios e paralisia muscular nos répteis, levando-os à morte em uma semana.

Um estudo recém-publicado nos EUA mostra um vírus que causa uma estranha doença em cobras como jiboias e sucuris. Essa doença, existente há séculos não tem cura e chama-se Doença do Corpúsculo de Inclusão Viral (IBD, na sigla em inglês).

Uma vez doentes, as cobras adquirem um comportamento muito incomum, ficam olhando fixamente para o céu e giram até enrolar-se em nós, não conseguindo se desenrolar, acabam morrendo por problemas respiratórios e paralisia muscular. 

 Em análises feitas no sangue de cobras infectadas, foi identificado um material genético parecido com o mesmo material encontrado no vírus associado à febre hemorrágica em humanos. Mas não existem indícios de que esse vírus possa passar das cobras para humanos.

O pesquisador Mark Stenglein, disse que ainda não existe uma evidência de que o vírus cause a doença, mas há uma grande correlação entre este mal e o vírus.

CONTÁGIO DO VÍRUS

Mesmo ainda sem saber sobre o contágio do vírus IBD, sabe-se que é extremamente transmissível entre cobras, pela inalação seja diretamente de outra cobra contaminada ou indiretamente, de solo contaminado ou pelo manuseio dos animais.

A doença parece afetar somente esses animais em cativeiros, porém alguns cientistas temem que a soltura desses animais sem os devidos cuidados prévios, possa levar essa doença à natureza selvagem. 

Já o cientista Wellehan professor da Faculdade de Veterinária da Universidade da Flórida, opina que “esses vírus vêm infectando cobras atuais e seus ancestrais por pelo menos 35 milhões de anos. É possível deduzir que cobras selvagens também estão contaminadas”.

Fonte: Estadão