Já mostramos aqui no blog que várias são as formas de reutilização de materiais, agora veremos como pneus de bicicleta podem ser transformados em singulares peças do vestuário.

cintos-bioretro

Eles podem ser transformados em cintos, bolsas e até chinelos, são os pneus usados de bicicleta, são duráveis, fáceis de se trabalhar e limpar, um pneu reciclado pode virar até dois cintos, ou seja, esse pneu pode ser ainda melhor aproveitado.

Usando alguns poucos materiais até você pode fazer um cinto, usando apenas uma fivela de cinto, um pneu, uma tesoura e uma chave de fenda.

cintos-bioretro1

Pneus de bicicleta não têm tempo para decompor, então é fundamental que encontremos formas de reutilizá-lo para garantir um maior uso deles e poupar a natureza de mais um tipo de resíduo.

Eles são reciclados de várias maneiras, como o tipo de reciclagem da nossa matéria que podem servir como artefatos de borracha, pois é através de processos de manufatura que podem ser utilizados em tapetes, rodas maciças, pisos e outros derivados, como cintos e chinelos. Também existe:

  • Laminação, que é o aproveitamento do pneu para a confecção de tiras para sofá, solados, tubos, etc.
  • Asfalto: em fragmentos ou pó juntamente com o asfalto para o revestimento de ruas e estradas.
  • Matéria prima para concreto: a borracha picada originária de pneu inservível é utilizada juntamente com o concreto em substituição a brita, na produção de pré-moldados, blocos, pisos, guias, etc.
  • Combustível: a borracha picada originária de pneu inservível ou o pneu inteiro são enviados às cimenteiras licenciadas, pelos órgãos ambientais Estaduais, para serem utilizados como combustível alternativo.
    A principal característica é o poder calorífico do pneu.

 

cintos-bioretro2

por: BioRetrô