Este automóvel com design e detalhes peculiares uniu em seu conceito a funcionalidade e dirigibilidade de uma moto em uma mecânica e estrutura de um carro. Concebido pela Toyota o I-ROAD foi apresentado no salão de Genebra 2013.

I-ROAD

O seu design futurista e características que denotam a dois veículos, eleva o I-ROAD a um patamar de um carro inspirador e incrível. Seu aspecto moderno e espacial unidos a ideias ambientais, mostra o que a fabricante Toyota pretende para o futuro dos veículos de passeio.

Seu design futurístico permite uma locomoção ágil e dinâmica nas ruas, característico de veículos de 2 rodas, suas rodas dianteiras possuem um novo sistema intuitive Active Lean, que é a chave para estabilidade, o conforto e a segurança para dirigir o I-ROAD. Este sistema usa um “Lean Actuator” e uma engrenagem montada acima da suspensão dianteira que junco com o ECU calcula o grau requerido de equilíbrio através do ângulo de direção do giroscópio-sensor e das informações sobre a velocidade do veículo, o sistema automaticamente move as rodas para cima e para baixo, em direções opostas ao ângulo de inclinação da curva, não requer nenhuma habilidade para virar o veículo como em motos comuns mas com o mesmo prazer de andar em duas rodas, sem a necessidade de o motorista estabilizar o veículo quando estiver em baixas velocidades ou quando parado, o I-ROAD faz isso automático.

I-ROAD2

O I-ROAD foi desenvolvido para apenas 2 passageiros, apesar de ser compacto é confortavel e muito ágil, possui dimensões de 2.33m de comprimento, 1,44m de altura  e apenas 88,9 centímetros de largura. Possui dois motores de 2 kw em cada uma das rodas dianteiras movidos a energia elétrica gerada a partir de uma bateria de Lítio, que proporciona uma autonomia de 30 km com uma carga numa velocidade média de 50 km/h, podendo ser recarregada por 3 horas em uma tomada convencional de 120 volts.

I-ROAD3

Este é um veículo realmente ideal para a vida atual onde espaço para estacionar e locomoção nas vias se torna cada ves mais difícil, sem falar na poluição zero gerada pelo I-ROAD no meio ambiente.

 

fonte: Auto Blog