Substitua os pratos descartáveis convencionais de plástico por pratos feitos de folhas de árvores.

Uma equipa de investigação da Universidade de Naresuan na Tailândia tem desenvolvido pratos de comida biodegradáveis feitos de folhas, em um esforço para combater o desperdício e trazer produtos sustentáveis ​​para o mercado.

O projeto levou os investigadores há mais de um ano para aperfeiçoar a técnica que agora pode ser utilizada como um substituto para o plástico. A partir de um sistema de tentativa e erro, eles descobriram que as folhas de plantas locais como a tanga kwao (bastardo teca), sak (teca) e sai (figueira), são árvores melhores de se trabalhar. Elas podem suportar água quente e degradam-se rapidamente após a sua eliminação.

A inspiração veio de uma visita a um templo no norte, onde Samorn Hiranpraditsakul, professora de engenharia industrial, viu montes de resíduos de plástico. Ela ficou impressionada com a visão e se dedicou ao promover uma nova alternativa ecológica que juntamente com o governo local, fará com que esses pratos biodegradáveis sejam usados no lugar do plástico, em seus tradicionais festivais de comida.

Outra técnica ecológica e simples desenvolvida na Índia produz pratos com as folhas do coqueiro, uma matéria prima barata e de fácil acesso.

por: BioRetrô