O Camarão Amarelo é uma planta que está virando sucesso nos jardins é uma aliada da natureza pela sua beleza e sua produção de alimento para a vida de insetos e pássaros.

Muito valorizado a anos atrás, acabou em esquecimento e hoje está sendo muito usado por paisagistas por seus inúmeros benefícios. Dentre os benefícios o chá das flores desta planta é possui ação adstringentes, que age contra inflamações que acometem a garganta, boca, intestino e órgãos genitais além promover o melhoramento da atuação dos rins, intestino e bexiga.

Para quem cultiva o Camarão Amarelo sabe o quanto essa planta é especial para o jardim. Sua comercialização está crescendo cada vez mais devido a sua beleza e as vantagens que ela trás para o meio ambiente e para seu jardim.

Ela é um chamariz de insetos e animais que todos querem ter em casa, devido a sua alta produção de néctar para abelhas, beija flor, borboletas e todos insetos que gostam de néctar.

 

Sua origem

Seu nome mais conhecido vem pela aparência com o corpo do camarão, cheio de divisões, mas também é conhecido no Brasil por vela dourada ou planta pirulito, mas seu nome científico é Pachystachys lutea é uma planta de caule macio e de folhas largas da família dos acantos (Acanthaceae). É um arbusto tropical perene nativo da América do Sul em áreas de planície em El Salvador até o Peru. Em geral, esta espécie cresce verticalmente até 1,5 metros e se agrupa em moitas adensadas, o que causa um aspecto bonito para um jardim pelas suas folhagens.

O nome científico Pachystachys do Camarão Amarelo é derivado do grego pachys (grande, robusto) e stachys (espiga). No Peru, é conhecida como choclo de oro ou “milho dourado”. O epíteto específico lutea vem do adjectivo latino luteus e significa “amarelo”, em referência às brácteas da espiga.

 

Especificações

A planta se adequa a vários climas e terrenos, por isso o aumento da procura, mas crescer bem em áreas de sombra ou áreas a pleno sol; assim como também em solos ácidos ou levemente alcalinos, arenosos ou argilosos, mas tem que se tomar cuidado com solos mais salinos, pode não florescer e até morrer, pois requer solos mais férteis e sem muita humidade.

Dependendo de onde plantar e seu cuidado durante o crescimento da planta, ela pode chegar a 1,50 metros de comprimento e pode florir o ano todo, porém com maior intensidade nas estações primavera e verão.

 

Como Cultivar

Para o plantio com sucesso do Camarão Amarelo e melhor crescimento e flora, deve ser plantada em áreas que incidem a luz do sol pleno ou à meia-sombra. Nunca se esqueça de realizar regas regulares, mantendo sempre o solo úmido, porém não encharcado. A manutenção da planta se restringe a limpeza, retirada das folhas mortas e um possível poda no final de outono o que estimula a flora.

A planta não requer muita rega pois não gosta muito de água, por isso a praticidade no cuidado, desta forma molhe-a de 3 em 3 dias, sempre esperando a terra secar entre uma rega e outra.

A adubação do Camarão Amarelo pode ser realizada pelo componente NPK – 10-10 -10 e com adubos orgânicos para complementar a base, de forma que o solo perca a salinidade.

Se você quer criar um jardim mais amplo tirando mudas do Camarão Amarelo é simples, basta cortar uma parte do caule com a flor, mas você deve cortar a flor e também a folha se ela estiver maior que 5 cm, aí você deverá cortar até ter uns 5m para ajudar na fotossíntese da muda, posteriormente você deve enterrar no solo. E se molhada adequadamente, ele vira uma nova planta em 1 ou 2 semanas, nunca deixe a planta com menos da metade dos caules pois pode prejudicar sua flora.

A planta dura vários anos, ela só morre se você não seguir as recomendações de cultivo ou se tiver alguma erva daninha que possa prejudicar.

 

Preço

Hoje devido sua vasta procura a planta custa em torno de R$15 a R$25 e pode ser encontrada em supermercados, floriculturas e as vezes até pode ser encontrada na natureza.

 

 

Tenha um dia verde!

 

e