A prática do surf sustentável está cada vez mais atual e acessível nos dias de hoje. O Shaper e designer Thomas Scott surfista, desenvolveu um projeto de pranchas de surf com madeiras recicladas.

shape

Recentemente a empresa Capim Filmes produziu um curta documentário que mostra o processo de desenvolvimento do projeto “Agave Surfboards” de Thomas Scott surfista shaper e designer, que desenvolveu um projeto de pranchas de surf ecológica com madeira de Agave.

shape1

A Agave de origem mexicana é uma planta muito usada em paisagens no Brasil e também para outras finalidades, mas devido ao desequilíbrio acabou se proliferando por todo território brasileiro. Visto a qualidade e diversidade desta planta, o design Thomas Scott desenvolveu um projeto, Agave Surfboards, que usa esta planta para a produção de pranchas de surf.

O tronco usado já morto, serve para a confecção das pranchas que chega a ter densidade menor que a própria madeira balsa, muito usada na produção de pranchas de madeiras convencionais. Apesar do Agave Surfboards ter seu peso 30% maior que as pranchas de madeiras convencionais, não impede na flutuação e tem um resultado satisfatório no desenvolvimento das manobras.

Com o projeto Agave Surfboards o design Thomas Scott, mostra que é possível substituir matérias primas tradicionais na confecção de pranchas por produtos renováveis e com abundância no meio ambiente, visando substituir as pranchas tradicionais feitas de poliuretano, por um produto natural e totalmente renovável.

fonte: Capim Filmes