Uma até então, insignificante alteração no design de uma embalagem, pôde garantir a sua total reciclagem.

Uma profissional de design chamada Munique Marilu Valente projetou uma embalagem de shampoo sofisticada e ecológica que permite com que em sua fase final de uso, seja reciclada em sua totalidade. Aqui mesmo no Brasil, a companhia de cosméticos Natura, também inovou no desenvolvimento de uma linha de produtos chamada Sou que utiliza 70% menos plástico em sua embalagem.

Munique observou que as tampas de embalagens plásticas não podem ser recicladas, porque são feitas de um tipo diferente de plástico do que a garrafa. O que faz com que essas tampinhas acabem no lixo.

Nessa nova embalagem de shampoo, Munique oferece uma solução simples para esse problema, eliminando a tampa completamente. Seu projeto consiste de um frasco em forma de gota com um estreito distribuidor. Em vez de selar a garrafa com uma tampa, o dispensador liga-se ao lado da garrafa quando não estiver em uso. A garrafa sem tampa não só é mais fácil de reciclar, como também pode ser recarregada e reutilizada várias vezes antes de ser finalmente reciclada.

por: BioRetrô