O peixe pescador é uma das criaturas marinhas mais fascinantes e bizarras conhecidas pelo homem.

O Peixe pescador, (Melanocetus) é um parente muito próximo do tamboril. Ele possui esse nome por causa de um pedaço de sua barbatana dorsal modificada graças a um fenômeno visto em algumas outras espécies de peixes-abissais. São encontrados em águas tropicais e sub-tropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico nos abismos do oceano.

O peixe pescador atrai as suas presas com um luz que tem na sua antena, produzida por uma bactéria e produz uma falsa isca, uma espécie de saliência luminescente que se agita sobre a cabeça. É conhecido como Anglerfish em inglês, e ganhou repercussão por sua aparência assustadora e por aparições em filmes e vídeo games como o verdadeiro terror dos abismos.

Essa espécie possui um caso único de dimorfismo sexual entre macho e fêmea, pois o macho é quarenta vezes menor que a fêmea, não possui sistema digestivo nem vara de pesca, somente olhos grandes. Os machos perdem seu sistema digestivo à medida que envelhecem, por isso há a necessidade de encontrar uma fêmea antes de morrer. Assim que ambos se tornam adultos, a fêmea libera uma grande quantidade de feromônios para atrair o macho, assim que o macho recebe esses feromônios, ele vai atrás dela e se funde ao seu corpo, fertilizando os seus óvulos e tornando-a hermafrodita. O macho tem cerca de 10 centímetros de diâmetro, enquanto a fêmea pode ter entre, 20 e 40 cm. Assim, apenas os Peixes pescadores adultos do sexo feminino podem ser encontrados.

por: BioRetrô