O filtro é capaz de limpar o oceano inteiro no período de 5 anos. Uma salvação para a vida marinha e para o meio ambiente.
Essa revolucionária máquina chamada de “Ocean Cleanup Array” foi desenvolvido pelo estudante Holandês Boyan Slat de 19 anos para filtrar a água do oceano da poluição.
Muitos projetos foram desenvolvidos para remoção de detritos do mar, mas nenhum tão eficiente quanto este, que visa remover toda poluição superficial do mar em 5 anos, uma previsão incrível devido o tamanho de cobertura do oceano no planeta.
O “Ocean Cleanup Array” se move junto com a corrente marítima e se utiliza de energia solar e da própria corrente marítima para manter seu sistema elétrico de navegação funcionando 24H. A previsão é remover cerca de 7.250.000 toneladas de resíduos plásticos dos oceanos do mundo, um número maior que qualquer projeto de limpeza marítima já tenha conseguido remover dos oceanos até hoje.
[adrotate banner=”14″]
O projeto consiste em um barco com plataformas flutuantes em formato de de “V” que conduz todo poluente para suas aberturas laterais, sugando e separando todo resíduo para um reservatório. Você deve estar pensando se é perigoso para a vida marinha, não é, o movimento do barco é lento e seu sistema de sucção impede qualquer animal que esteja boiando seja sugado e recolhido, além de tudo ele não possui retenções laterais nem redes submersa e é por aí que os animais conseguem identificar e desvencilhar do barco.
por: Thamires Rezende
fonte: Boyan Slat
Tem 1 comentário no post
Precisamos de mais pessoas com inteligência e atitude, como este estudante, para trabalhar a favor da humanidade.