Pesquisadores brasileiros anunciaram a descoberta de uma nova espécie de peixe de pequeno porte na região amazônica.

fish

Uma expedição terminou com a descoberta do peixe transparente em 2011, que foi batizado de Cyanogaster noctivaga, o pequeno animal de apenas dois centímetros tem o corpo parcialmente transparente e tem esse nome por significar estômago azul.

A equipe de cientistas, formada por três brasileiros e um alemão, Ralf Britz – do Museu de História Natural de Londres, trabalhou durante 15 dias no município de Santa Isabel (AM), analisando as espécies aquáticas presentes no Rio Negro.

rede

Em meio à busca, o grupo se deparou com um peixe de hábitos singulares e que nunca havia sido registrado cientificamente. Conforme informado pela bióloga Manoela Marinho, em declaração ao G1, a espécie só foi encontrada durante as expedições noturnas uma das justificativas para o seu nome, noctivaga.

Em entrevista ao G1, os pesquisadores falaram sobre as dificuldades em registrar as amostras da espécie devido à sua fragilidade. Mas, após algumas tentativas, a equipe conseguiu preparar descrições detalhadas sobre o novo peixe, que servirão de base para outros cientistas.

estrutura

Lúcia Helena Rapp PyDaniel, coordenadora do Departamento de Coleção de Peixes do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, exaltou a importância deste trabalho de pesquisa para que seja possível conhecer melhor a biodiversidade Amazônia. Ela também explicou que o peixe transparente é uma espécie nova e que, certamente, exerce um papel ainda não totalmente identificado no ambiente em que vive.

fonte: frizz