Não confunda esse animal com um balão, trata-se da Caravela portuguesa, que é extremamente perigosa, ela causa queimaduras de terceiro grau e até levar suas vítimas à morte.

Nessa época de calor e férias quando as pessoas decidem aproveitar para irem à praia, todo cuidado é pouco quando se trata de entrar na água, um motivo é a existência de certos animais perigosos, que podem causar queimadura e até çlevar à morte. Um animal não muito conhecido mas extremamente perigoso é a Caravela portuguesa, esse animal é na verdade formado por colônias do grupo dos Cnidários.

Esse animal também conhecido como garrafa azul, é o mais perigoso organismo que aparece nas praias portuguesas. Formada por uma parte gelatinosa semelhante à das e cujo formato faz lembrar uma vela, por isso tem esse nome, possui tentáculos azulados que, em contato com o corpo humano, podem provocar queimaduras de terceiro grau ou mesmo levar à morte de indivíduos com problemas cardíacos ou respiratórios.

Sendo uma espécie mais comum nas águas quentes do Sul, a espécie voltou a ser vista depois de dez anos, o seu aparecimento em zonas mais a Norte pode ser provocado pelas alterações climáticas e pela subida da temperatura do mar.

No entanto, os cientistas conhecem muito pouco sobre esta espécie. Sabe-se que sua alimentação consiste de peixes, estes são pegos por seus tentáculos, que injetam uma toxina. Apesar das semelhanças não se trata de uma medusa mas sim de um cnidario da ordem dos sifonóforos. É formado pelo Pneumóforo ou “vela” que fica à mostra na água e pelos tentáculos que chegam aos 30 metros e contêm o veneno que a torna perigosa para o homem.

por: BioRetrô