Bom ou mau? Saiba o que esse gás em grandes quantidades pode causar em uma escala global.

O dióxido de carbono também conhecido como gás carbônico, consiste em uma substância essencial para os seres vivos. Os vegetais por exemplo, utilizam esse gás para a realização da fotossíntese, processo pelo qual moléculas orgânicas são produzidas a partir da energia solar.

Em nossa respiração, o dióxido de carbono é produzido a partir da reação de oxigênio com a glicose e liberado por meio da expiração para a atmosfera.

Apesar de ser um gás comum a presente em nosso dia a dia, sua quantidade excessiva aumenta o efeito estufa causando o aquecimento global. Isso acontece devido à queima de recursos não renováveis como os combustíveis fósseis: carvão mineral, petróleo e gás natural.

Esse gás é tóxico, inodoro e não tem cor, em altas quantidades pode causar náuseas, tontura e até mesmo levar à morte. Ele é um dos grandes problemas de poluição que o mundo inteiro enfrenta, devido ao seu uso comum.

A grande quantidade desse gás presente na atmosfera funciona como um bloqueio da radiação infravermelha que deveria ser refletida de volta ao espaço, fazendo com que essa radiação fique “presa” no planeta aumentando significativamente a sua temperatura e causando assim o aquecimento global.

Já não é de hoje que se ouve falar dos problemas que esse gás pode causar, porém, poucas medidas foram tomadas para se combater os perigos que ele representa. Enquanto não existir opções de combustíveis mais limpos e sua aplicabilidade não for comum em todo mundo, todos nós corremos o risco de passar por problemas mais graves em um futuro não muito distante.

por: BioRetrô