O que você faz com as seringas usadas, lâmpadas e outros materiais que já não servem mais? Saiba a forma correta de descartar tais resíduos.

Muitas pessoas não sabem como descartar certos tipos de lixo, isso gera um grande problema para a sociedade, porque muitas pessoas fazem parte do processo do descarte desse lixo, como os garis e catadores, além de claro contaminar o meio ambiente por conterem certos tipos de substâncias nocivas. Por isso é fundamental sabermos como realizar a destinação correta.

As lâmpadas incandescentes não contêm matérias prejudiciais ao meio ambiente, não tem problema em destiná-las no lixo comum, mas o ideal ainda será a sua reciclagem.

 As lâmpadas halógenas são preenchidas com uma pequena quantidade de gás halógeno, mesmo a quebra de muitas lâmpadas não oferece nenhum perigo às pessoas e ao meio ambiente. Portanto, podem ser jogadas no lixo comum.

Lâmpadas fluorescentes tubulares, contêm quantidades pequenas de mercúrio. Estas lâmpadas ao invés de serem jogadas em lixos específicos para vidros recicláveis ou em lixos comuns, devem ser enviadas para reciclagem apropriada.

As lâmpadas de sódio de baixa pressão também não precisam ser jogadas em locais especiais.

Vidros devem ser enrolados em papéis e se possível preso por fita adesiva.

Latas de conserva abertas com abridor devem ter a tampa afundada, para não causar cortes.

Agulhas, seringas e remédios devem ser os mais priorizados quanto ao descarte, as seringas devem ficar dentro da própria capa e colocadas em garrafas plásticas para depois serem descartadas, quanto aos demais resíduos de saúde, procure informações na farmácia próxima a sua casa, sobre como fazer o descarte.

As pilhas e baterias de celular contêm material radioativo como mercúrio, chumbo, cádmio, que dentre todos os problemas podem até provocar câncer e mutações genéticas, eles devem ser levados a pontos de recolhimento presentes nos correios ou mesmo nos supermercados.

Precisamos tomar esses pequenos cuidados que garantem que ninguém corra riscos de se ferir ou ser contaminada por um lixo mal descartado e prevenir também um dano ao ambiente.