Duas torres na cidade mais afetada pela poluição, compostas por mais de 16.000 plantas.

Milão é uma das cidades mais poluídas do mundo, e em consequência disso o projeto Bosco Vertical, visa a mitigação de alguns dos danos ambientais que foi imposto à cidade pela urbanização.

O projeto é composto por dois blocos de alta densidade de torres com sistemas integrados de energia fotovoltaica, árvores e vegetação plantada na fachada. As plantas ajudam a capturar o CO2 e a poeira do ar, reduzir a necessidade de aquecer e resfriar mecanicamente apartamentos da torre, e ajudar a mitigar o efeito da área da ilha de calor urbana – principalmente durante o verão, quando as temperaturas podem chegar a mais de 100 graus.

As duas torres medem 260 pés e 367 metros de altura, respectivamente, e juntos eles têm a capacidade de armazenar 480 árvores de grande porte e médio porte, 250 árvores de pequeno porte, 11.000 plantas de comuns de solo e 5.000 arbustos (que é o equivalente a 2,5 hectares de floresta).

Os tipos de árvores foram escolhidos com base em onde eles seriam colocados em fachadas dos edifícios e levou mais de dois anos de trabalho com os botânicos para decidir quais árvores seriam mais adequadas para os edifícios e o clima. As plantas utilizadas no projeto foram cultivadas especificamente para o edifício, pré-cultivados de modo que essas plantas pudessem se acostumar gradualmente às condições que iriam ocorrer uma vez colocadas no edifício.

Fonte: Inhabitat