Trata-se de um parente próximo dos Musaranhos, é um animal do tamanho de um gato, com os pelos um pouco duros e um grande focinho.

almiqui

De tempos em tempos somos surpreendidos por animais exóticos, alguns já existem há muito tempo, mas não os conhecemos bem, são animais cujas características são extremamente diferentes de qualquer outro animal que a gente conheça, esse é o caso do Solenodonte ou Almiquí, um verdadeiro fóssil vivo cujos restos mortais datam de 30 milhões de anos.

O Almiquí é bastante ágil, o habitante das ilhas de Cuba possui um bigode eriçado e o seu nariz serve principalmente para cavar e encontrar o seu alimento. Na verdade, o Almiquí possui um cardápio bastante variado, composto por: insetos, lagartos, aves e pequenos mamíferos, e ele come até mesmo restos em decomposição de outros animais que encontra em seu caminho. A curvatura de suas longas unhas da a impressão de que esse animal anda sempre na ponta dos pés.

almiqui-bioretro

É um animal feroz, possui uma terrível raiva, por isso é preferível não se aproximar dele durante essas crises de raiva, uma vez que emite gritos cruelmente terríveis e mordidas dolorosas, sem contar que a sua saliva é venenosa, a fêmea dá à luz a um filhote de cada vez, como é um animal em perigo de extinção, ele só é encontrado em Cuba e Haiti.

Um ponto curioso e também trágico é saber que conhecemos tão pouco de espécies tão interessantes e ainda saber que esse animal no caso o Solenodonte está em extinção, isso serve para tomarmos iniciativas e cuidar para que outros animais que conhecemos não sejam também extintos.

por: BioRetrô