Que tal você trocar os anti-inflamatórios tradicionais por anti-inflamatórios naturais que você encontra em casa?

capa

Febres, dores crônicas, inchaços, mal-estar. Todos esses sintomas desagradáveis podem ser a consequência direta de um processo de inflamação em qualquer parte do corpo. “A inflamação é uma reação imediata a uma lesão celular ou tecidual provocada por um corpo considerado estranho. Nessa situação, há um esforço do nosso organismo em reconhecer os agentes responsáveis pelo ataque, para neutralizá-los o mais rápido possível”, explica a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional (SP).

MAMÃO

papaya

O mamão é um alimento com propriedades anti-inflamatórias, o mamão contém papaína, uma enzima que digere proteínas. Em conjunto com outros nutrientes tais como vitaminas C e E, a papaína ajuda a reduzir a inflamação, e melhora a digestão e cicatrização de queimaduras.

CHÁ VERDE

grenn-tea

Os flavonóides no chá verde são potentes anti-inflamatórios naturais, compostos que foram mostrados em diversos estudos podem reduzir os riscos de doenças cardíaca e cancro.

AZEITE VIRGEM EXTRA

azeite

O azeite é rico em polifenóis, que protege os vasos do coração e sangue de inflamação. As gorduras monoinsaturados no azeite são também transformados em agentes anti-inflamatórios pelo corpo, que pode diminuir a ocorrência de asma e artrite reumatóide.

BATATA DOCE

sweet-potato

A batata doce é uma boa fonte de hidratos de carbono complexos, beta-caroteno, o manganês, a vitamina B6 e C, bem como fibra dietética. Trabalhando em conjunto, estes nutrientes são poderosos antioxidantes que ajudam a curar a inflamação no corpo.

BRÓCOLIS

brócolis

O brócolis é um vegetal altamente nutritivo que contém fitonutrientes, um anti-inflamatórias, e anti-câncer como o sulforafano, que ajuda o corpo a se livrar de compostos potencialmente carcinogênicos.

COGUMELO SHIITAKE

mushrom

Já bem difundido no Brasi, o Cogumelo Shiitake é usado por chineses e japoneses desde os tempos antigos, ele é reverenciado por suas propriedades imune-impulsionare seu sabor suave esfumaçado.

SALMÃO

salmon

A maravilha dos Peixes, o Salmão é uma excelente fonte de EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico), dois potentes ácidos graxos ômega-3. Os benefícios do ômega-3 têm sido apoiados por inúmeros estudos e eles variam de prevenção de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer a reduzir os sintomas de doenças auto-imunes e distúrbios psicológicos.

GENGIBRE

gengibre

O gengibre contém uma série de agentes cientificamente comprovadas para alívio da dor. O gengibre contém uma enzima que digere proteínas chamado zingibain, que aparece para aliviar a dor da artrite, reduzindo a inflamação. O anti-inflamatória de gengibre compara-se favoravelmente com a aspirina. A raiz do gengibre é também rica em dois grupos de compostos conhecidos como os shaogals e Gingerols. Estes compostos são poderosamente antioxidante, ajudando assim a evitar que as células tenham uma destruição prematura.

ABACATE

abacate

O óleo de abacate tem uma composição de gordura semelhante ao azeite de oliva e contém alto teor de gorduras monoinsaturadas benéficas ao coração. Com um ponto de queima ainda mais elevado do que o óleo de oliva, torna-se ideal para ser usado com óleo de cozinha.

MANJERICÃO

manjericão

O manjericão é capaz de reduzir o inchaço e inflamação em pacientes com artrite em cerca de 73%.

Em seu prato predileto, atire um punhado de folhas de manjericão fresco de tamanho médio (adicione a salsa também, se você quiser) e mexa.”

fonte: I/N