Um mictório natural feito de palha, criado especialmente para substituir banheiros químicos aproveitando o xixi para transformá-lo em adubo.
Quem costuma ir a muitas festas ao ar livre sabe da necessidade de se ter muitos banheiros, já que eventos assim costumam agregar muitas pessoas e nem sempre é fácil encontrar um banheiro livre, e quando não se encontra, qualquer lugar basta para fazer xixi, bom a ideia do mictório ecológico em francês, Uritonnoir veio para acabar com esse problema, ele foi feito de palha, com funis de plástico nos cantos, para absorver xixi em ambientes ao ar livre, tem a finalidade de absorver a urina cuja mistura com a palha depois de passar por decomposição, produz húmus, fertilizante natural que pode ser empregado em jardinagem e agricultura.
Além de ser uma opção mais natural, se comparado aos banheiros químicos de plástico, o Uritonnoir é mais barato, não consome água e cria um recurso útil para a natureza, ou seja, ajuda a minimizar o impacto de grandes eventos, como festivais de música. Este mictório natural é portátil e pode ser montado de acordo com o tamanho do fardo de palha disponível.
O nitrogênio da urina depositada ali reage com o carbono da palha e acelera o processo de decomposição do material, que pode demorar de seis meses a um ano. Depois de usado, o fardo pode ser levado para uma usina de compostagem, armazenado em algum lugar ou deixado ao ar livre até se decompor. E os funis podem ser reaproveitados na montagem do próximo Uritonnoir.
O mictório foi usado no festival de heavy metal Hellfest, realizado em junho na cidade de Nantes. A novidade faz parte de um projeto maior do escritório, chamado Ekovores, que busca a elaboração de sistemas integrados de gestão de resíduos e produção de alimentos.
por: BioRetrô