Cientistas do México encontraram uma utilidade para uma das grandes poluidoras ambientais: as fraldas.
Fraldas, comuns em todos os lares onde se houve algum choro de criança, são extremamente práticas, fáceis de usar, confortáveis para os pequenos e extremamente poluidoras. Mas por que elas poluem tanto? Desde o processo de produção até o descarte final, a fabricação de fraldas possui um grande gasto energético durante o seu processo, com a utilização de água, plástico e papel, ou seja, gasta muito papel e petróleo que é um recurso não renovável.
Felizmente, alguns cientistas mexicanos descobriram uma forma um pouco diferente de se reaproveitar esse resíduo de uma forma sustentável, eles resolveram usar as fraldas para cultivar cogumelos. O projeto só usa fraldas que contenham resíduos líquidos e que são antes de tudo esterilizadas e depois trituradas, logo depois elas são misturadas com um produto químico especial para criar um novo material. Os cogumelos são então espalhados sobre este material e colocados em um saco plástico em total escuridão, umidade e temperatura controlada de duas a três semanas antes de serem expostos à luz. Os cogumelos se alimentam da celulose presente nas fraldas e após um período de 2-3 meses, a fralda se degrada e se torna 80% menor e mais leve.
O principal objetivo do projeto é reduzir o resíduo e combater assim a poluição que as fraldas causam, posteriormente esses cogumelos poderão ser usados como suplemento alimentar para o gado.
por: BioRetrô