O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido na conhecida Conferência de Estocolmo e passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, foi estabelecido uma data comemorativa para celebrar e conscientizar as pessoas dos problemas ambientais, instituindo o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado dia 05 de junho. A data foi escolhida para coincidir com a data da conferência, que foi um evento de conscientização global das nações pela importância da preservação dos recursos naturais, que com o tempo poderia ser escaço se não usufruído com responsabilidade e conscientização.
Tudo faz parte de um ciclo, que pode ser de destruição ou de evolução do meio ambiente, aquilo que fazemos tem consequências seja uma simples escolha por produtos não recicláveis quanto pela destruição de uma árvore. Veja o vídeo e perceba como tudo que fazemos volta para nós, a final se destruirmos aquilo que mante em equilíbrio o meio ambiente, somos nós que sofreremos com as consequências.
O meio ambiente é o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que podem causar efeitos diretos ou indiretos sobre os seres vivos e as atividades humanas sendo um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como sistema natural.
Essa unidade ecológica é composto por toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera. Também fazem parte do meio ambiente e sua unidade ecológica os recursos naturais, como a água e o ar e os fenômenos físicos do clima, como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo.
A estrutura macro do meio ambiente é classificada como quatro esferas diferentes: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera, que são esferas por onde se estabelece relações de vida e ciclo das unidades ecológicas do meio ambiente e todo os seu complexo estrutural.