Confira alguns fatos curiosos a respeito do Natal.

 Você sabia que:

A árvore de Natal foi criada na Alemanha e tratava-se de um pinheiro enfeitado com maçãs. O primeiro registro sobre a montagem de uma árvore de Natal, no entanto, vem da Letônia, em 1510.

O primeiro presépio foi montado por São Francisco, na cidade de Assis, Itália, no séc. XII.

Papai Noel foi inspirado na figura de São Nicolau, que nasceu em Patras, Grécia, no séc. III. Em alguns países, ele é chamado de Santa Claus. Em Portugal é conhecido como Papai Natal, mas o real significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo que é representado pelos presépios.

Na Rússia e em outras partes, a Igreja Ortodoxa comemora o Natal em 6 de janeiro.

Os indianos cristãos festejam o Natal decorando árvores típicas do país como a mangueira e a bananeira.

 Na Suécia, as festividades do Natal começam em 13 de dezembro, quando os suecos comemoram o dia de Santa Luzia. Nesse dia, os suecos realizam uma procissão com tochas acesas.

Surgimento da Guirlanda

 

A origem da guirlanda natalina, ou coroa de Natal, é anterior ao cristianismo. Ainda na época dos gregos pagãos,  elas eram colocadas nas portas de entrada como um “enfeite de chamamento” aos deuses, ou seja, um sinal de boas-vindas.

Já na Roma Antiga, um ramo de plantas enrolado no formato de coroa era um voto de saúde. Posicionando-a na porta de casa, significava saúde para todos os habitantes.

Um pouco depois, na Idade Média, a sua relação com o Natal ainda não era muito forte. Também como símbolo de boas-vindas, era exposta na porta dos lares durante o ano inteiro com o brasão familiar. Além disso, ela servia de proteção contra bruxas, demônios e má-sorte.

Seja qual for o seu significado, se trata sempre de coisas boas, então corra e vá logo pendurar a sua guirlanda na porta.