A maionese natural é mais saborosa e menos tóxica do que as industriais, devido a falta de conservantes.
A maionese foi inventada pelo chefe francês do Duque de Richelieu em 1756 por um erro, ao invés de acrescentar o creme que havia acabado, acrescentou óleo e, voilá.
Aprenda a fazer esse saboroso molho que combina com tudo. ( ingredientes logo em baixo)
Ingredientes:
1 – ( 3 gemas de ovo)
2 – ( 2 colheres de sopa de vinagre branco )
3 – ( 2 colheres de sopa de suco de limão )
4 – ( 2 colheres de sopa de água )
5 – ( 2 colheres de chá de mostarda seca )
6 – ( 1/2 colher de chá de sal )
7 – ( 1/2 colher de chá de pimenta caiena (opcional) )
8 – ( 3 xícaras de óleo vegetal )
O incrível acontece com a reação água, ovos e óleo, que cria aquela viscosidade saborosa, pois para juntar água e o óleo a molécula da gema do ovo entra em cena, a lecitina, que tem um lado reagente à água e outro aderente ao óleo.
Ela cobre as gotas de óleo para juntar-se a água e assim formar esse creme tão apreciados por todos.
fonte: wikihow
Tem 4 comentários no post
Pois é, se não sabemos se o ovo está contaminado, e portanto não é muito aconselhável utilizá-lo cru, como fazer a maionese sem o ovo cru? Eu adoro maionese caseira (muito melhor do que a industrial), mas esse problema do ovo cru é muito preocupante.
Adoro maionese caseira, mas sempre me pergunto se a pessoa não corre o risco de contrair salmonela, já que o ovo é cru. Saberiam responder isso?
Bom dia!! Na verdade, o ideal é não utilizar o ovo cru, para se evitar uma possível contaminação se ele possuir a bactéria Salmonella. Em todo caso, se tiver mesmo que usar o ovo cru, o ideal é estar atento às condições do mesmo desde a sua compra, observando se há rachaduras na casca e se está refrigerado, observe também o seu manuseio, lavando bem os ovos com água corrente, secando a casca e armazenando-os na prateleira da geladeira onde é mais frio, e não na porta, lave muito bem as mãos com detergente e jogue água quente na pia e nos utensílios, claro que essas são medidas para se evitar uma contaminação, porque se ele já vir contaminado, não há como descobrir e é por isso que o mais recomendado é consumi-lo frito ou cozido.
nossa, que legal! quero fazer essa receita