Para você que deseja fazer uma lareira ecológica para o ambiente da sua casa e deixar sua casa mais estilosa e aquecida.
Passado e futuro das lareiras ecológicas
Nos primórdios da civilização as lareiras eram confeccionadas com pedras empilhadas manualmente e queimava madeira. Com a descoberta dos combustíveis fósseis foi implementada como material para queimas, mas eram ineficientes e a poluição do ar nas residências eram enorme.
Com esse problema de poluição dentro de residências foi criado as chaminés na idade média. As lareiras passaram a cumprir uma função decorativa em torno do século XVIII, deixando de ser apenas uma necessidade para aquecer o ambiente para ser uma peça central nas casas.
Conforme a tecnologia foi evoluindo, novos materiais foram incorporados às técnicas de construção e queima como conhecemos atualmente. Hoje temos uma lareira portátil e que não poluir o ambiente, sem deixar qualquer resíduo.
O que é uma lareira ecológica
A lareira ecológica surgiu para proporcionar para as pessoas mais praticidade de ser portátil, podendo levar para onde quiser o que permite tornar qualquer ambiente aquecido de forma simples, sem precisar passar cano, ou mexer com gás, madeira e carvão.
Ela é um aparelho sustentável por usar um produto que não agride o meio ambiente e não deixa resíduos.
É ótima para aquecer diversos ambientes e cômodos sem precisar gastar quase nada, diferente dos aquecedores modernos que possuem um custo alto no consumo de energia e de gás.
A lareira possui uma câmara de álcool que entra em combustão ao ascender, produzindo uma chamas de fogo que pode durar horas, o que depende da capacidade de armazenamento do produto.
Diferentemente das lareiras tradicionais, essa opção não precisa de lenha ou qualquer outro material para criar as chamas. Além disso, pode ser utilizada tanto em locais internos quanto externos dando estilo e bom gosto para qualquer ambiente.
Como conseguir uma lareira ecológica?
Se gostou você pode adquirir ela em lojas específicas no preço médio de R$200 reais ou você que tem um espírito de mão na massa, vamos ensinar como fazer. Existem 2 métodos para sua construção de forma simples, tudo vai depender do tipo de material que vai querer e sua disponibilidade de material.
A mais barata e prática é a de cimento, que utiliza uma forma de plástico ou papelão para ser usado como molde ou comprar já feito um vaso de cimento em formato de retângulo.
Você só vai precisar adaptar a tampa de metal ou alumínio para a vazão da chamas, e para enfeitar e tampar a abertura você pode colocar uma tela de alumínio e sobre ela colocar as pedras de dolomitas, sodamitas, ou outra que achar melhor.
Mas se tiver acesso a máquina de solda e saber lidar com ferragens, você pode fazer essa aqui de metal. Lembre-se de ter cuidado pois o álcool tem alto poder de combustão e pode causar incêndio.