Um pequenino peixe chamado de peixe vampiro, que se alimenta de sangue e apesar do seu minúsculo tamanho faz grandes estragos.

peixe-vampiro-bioretro1

O Candiru ou Vandellia cirrhosa é um peixe de água doce, pertencente ao grupo do bagre. A espécie pode chegar a uns 10 centímetros de comprimento e 4 a 6 milímetros de largura, possui forma de uma enguia e é quase totalmente transparente, o que o torna quase impossível de se ver na água. Um rápido e poderoso nadador, o peixe é suave e viscoso, com dentes afiados e as espinhas para trás. O Candiru é encontrado principalmente na Amazônia e tem uma reputação entre os nativos como o peixe mais temido em suas águas.

O Candiru é um parasita. Para se alimentar o candiru sente o gosto da água, tentando localizar um fluxo de água que vem das brânquias de um peixe, uma vez que uma tal corrente é detectada, ele segue o fluxo para o seu novo hospedeiro e insere-se no interior da aba da guelra, em seguida, perfura as escamas dos peixes e vai se alimentando do sangue.

peixe-vampiro-bioretro

No entanto, a razão pela qual o Candiru é mais temido pelos seres humanos é porque é o único conhecido a parasitar vertebrados humanos, isso mesmo, dizem que o peixe vampiro é viciado no gosto e cheiro de urina humana, isso acontece quando as pessoas vão nadar nus nos rios onde se encontram esse peixe e ao urinarem na água o Candiru prova o fluxo de urina e segue de volta para o ser humano, em seguida, ele nada até a uretra e se aloja em algum lugar do trato urinário com seus espinhos e se alimenta.

Uma vez lá dentro ele iria corroer as membranas mucosas e tecidos até hemorragia e poderia matar uma pessoa e mesmo que você tente puxá-lo de volta ele iria se espalhar como um guarda-chuva. O Candiru pode atacar tanto homens quanto mulheres e uma vez alojado em seu hospedeiro, no caso uma pessoa, o Candiru deverá ser removido cirurgicamente.

por: BioRetrô