Um substituto ecológico e barato para o couro que é tão prejudicial ao Homem e ao meio ambiente.

O couro é um material atraente, chique e bastante versátil para o mundo da moda, sendo usado na criação de roupas, sapatos e uma infinidade de acessórios. Mas o que ele também gera é uma grande poluição ao meio ambiente e sérios problemas à saúde humana.

Entre outras formas de se curtir o couro, o processo de fabricação usando metais pesados como o cromo, é o mais usado hoje em dia, representando um grau altíssimo de perigo quando inalado, ele irrita o pulmão, aumentando consideravelmente as chances de câncer. O cromo está ligado ao aumento  de casos de asma, bronquite, pólipos do trato respiratório superior e faringite.

Os problemas não param por aí, os dejetos das peles que serão curtidas poluem muito e gastam muita água no processo do couro, que nem sempre termina com os rejeitos tratados adequadamente.

É por essa razão que pessoas em todo mundo optam pelo couro ecológico que é amigo do meio ambiente, ele é de origem animal, mas o seu processo de fabricação usa componentes naturais e gasta menos recursos.

Muitas indústrias começaram a investir em novas técnicas de processamento do couro e também de usar outros materiais substituindo o couro de animais. Como a empresa MycoWorks que desenvolveu um tipo de couro natural que usa de uma técnica capaz de quebrar a celulose e reorganizar os açúcares e proteínas dos caules de cogumelos, transformando em um tipo de couro.

Este novo couro de cogumelo pode revolucionar completamente a indústria de artigos de couro, o que falta é incentivo e conhecimento das grandes indústrias do setor, tendo em vista a necessidade dessa mudança.

por: BioRetrô