Uma alternativa extremamente simples, poderia amenizar o problema da falta de água no período das secas.

Não se fala em outra coisa na mídia, a não ser sobre o grande problema da estiagem, que já está deixando algumas cidades de São Paulo sem água. Nesse período é de extrema importância nos atentar e precavermos para que a água também não nos falte.

Algumas dicas, por mais simples que sejam, podem fazer a diferença nesse momento tão delicado. São aquelas velhas orientações que nos foi passado ainda na época do colégio, como escovar os dentes usando um copo de água ou fechar a torneira enquanto se lava a louça, evitar banhos demorados e uma infinidade de coisas que fazemos diariamente e que parece que muitas pessoas ainda não perceberam a real necessidade de mudanças radicais dos hábitos.

Uma alternativa para se obter água e evitar a falta da mesma é a captação da água da chuva em tambores ou barris, para sustentar as necessidades de água durante todo o verão que poderia cortar o consumo de água completamente, economizando 1.300 litros de água por ano por casa. Esse tipo de conservação não só ajuda o meio ambiente, mas ajuda também o seu bolso.

Esses tambores poderiam ser instalados em locais estratégicos, para aproveitar a água do escoamento dos telhados durante tempestades, colocando-os diretamente abaixo das calhas. Esta coleção de água é ótima para usar em descargas, lavagem do quintal, portas e janelas e para a manutenção da casa no geral, como a limpeza de pisos.

A maior parte da água é gasta na agricultura (70%), seguida da indústria (20%) e no consumo doméstico (10%), sem contar que nas últimas décadas, o consumo de água nas zonas urbanas tem aumentado sendo o dever de cada cidadão poupar água.


 por: BioRetrô