Um incrível animal que usa de sua aparência de “flor” para confundir suas presas.

Seria mesmo uma flor ou um animal, na verdade trata-se de um louva-a-deus orquídea (Hymenopus coronatus), que foi descoberto pela primeira vez no século XVIII, mas sempre houve dúvidas sobre a utilidade prática de seu aspecto floral. Poderia ser uma maneira de escapar dos predadores ou de atrair parceiros para o acasalamento.

Suas cores tão vivas encantam, até mesmo nós humanos seríamos facilmente enganados por ele, que usa a arte do mimetismo como nenhum outro animal. Suas pobres presas se enganam ao pousarem nele achando se tratar de uma flor e é aí que elas são pegas de surpresa.

O fato de ser uma espécie rara, mesmo em seu habitat natural, no Sudeste Asiático, desencorajou estudos mais extensos. Mas um grupo liderado pelo biólogo James O’Hanlon, da Universidade Macquarie, na Austrália, resolveu ir à Malásia esclarecer o mistério.

O louva-a-deus orquídea tem patas traseiras que parecem pétalas. Suas cores fazem com que se confunda facilmente com 13 espécies de flores existentes na área onde vive.  É um visual perfeito para atrair insetos, que acabam sendo capturados e devorados.

O’Hanlon e sua equipe viram isso acontecer dezenas de vezes em seu estudo na Malásia. “Esses louva-a-deus são tão bons nisso que conseguem atrair mais insetos polinizadores do que as próprias flores”, disse o biólogo.

por: BioRetrô