Saiba quais são os alimentos proibidos para animais de estimação, não se renda às carinhas pidonas dos seus bichos, cuide bem do que eles comem e tenha um animal saudável.

Quem foi que nunca deu o resto de alguma comida ao seu animal de estimação, atire a primeira pedra. Bom, é muito comum as pessoas darem aos seus animais comidas de humanos, como doces, salgados, pedaços de carne, entre outros. Claro que o seu cãozinho não vai ficar doente de uma hora para outra, mas não é nada bom você ficar acostumando esses animais a ingerirem alimentos que não são adequados a sua saúde e é claro que não será apenas uma vez que você daria essa comida a ele.

Alguns alimento provocam uma série de problemas, como diarreias, quebra de dentes e contaminação por bactérias, entre outros.

Abaixo vai uma lista com os alimentos que são mais comuns de serem dados aos animais domésticos e que deveriam ser proibidos a eles.

CHOCOLATE

Pois é, aquela deliciosa e tentadora guloseima que não é só irresistível para nós, mas chama muito a atenção dos nossos amigos caninos e felinos, mas nunca dê ao seu animal porque o chocolate contem teobromina, uma substância tóxica para os cães se for ingerida  em quantidade que some mais 100 mg para cada quilo de peso do animal, é melhor que você procure um veterinário o mais rápido possível pois ele pode morrer intoxicado.

MASSA DE PÃO OU BOLO CRU

O fermento contido na massa crua pode se expandir no estômago do animal e causar dor ou ruptura intestinal.

OSSOS

Os animais não conseguem mastigar bem os ossos animais, como os de galinha. Ao ingerir pedaços dos ossinhos, cães podem acabar perfurando o esôfago ou o intestino. Além disso, este alimento acaba contribuindo para ressecar as fezes, o que pode deixar o bichinho com grandes dificuldades para defecar.

DOCES DIETÉTICOS

Produtos adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos e até a morte em cães mais sensíveis. Balas, biscoitos dietéticos e pasta de dentes também estão proibidos.

LEITE

O organismo de cachorros e gatos não possui grandes quantidades de lactase, enzima essencial para a digestão de leite e seus derivados. Isso significa que a maioria dos bichinhos apresenta algum grau de intolerância à lactose, o que acaba tornando um simples copo de leite num desastre: seu consumo pode causar dores abdominais, náuseas e diarreia.

CARNE CRUA

Os motivos são os mesmos que nos motivam a não comer alimentos crus: o risco de contaminação por bactérias, protozoários e verminoses é alto.

O correto é que você dê o tipo de alimentação adequada ao porte e às necessidades nutricionais do animal, dê alimentos apropriados e tenha por mais tempo o seu bichinho de estimação ao seu lado.

por: BioRetrô