Abelhas agora produzem muito mais que só mel, elas ajudam na constatação de doenças através do cheiro, saiba como isso é possível.

abelhas-doencas-bioretro2

Que as abelhas produzem o delicioso mel, ajudam a fazer a polinização das plantas e alguns acreditam que elas tragam sorte, uma designer portuguesa  descobriu que elas são capazes de fazer muito mais que isso, Susana Soares, criou um aparelho que utiliza abelhas para detectar câncer e outras doenças, isso mesmo, conhecidas por seu extraordinário senso de olfato, as abelhas podem detectar moléculas e podem ser treinadas para reconhecer certos cheiros associados com doenças, como doenças do pulmão, pele e câncer pancreático, bem como a tuberculose.

abelhas-doencas-bioretro1

O dispositivo é feito de duas câmara, o gabinete menor é um tipo de espaço diagnóstico em que as pessoas assopram, as abelhas previamente treinados , que são mantidos na câmara maior, apressam-se em direção ao cheiro que elas foram treinados para reconhecer. O tubo curvo exterior é usado para manter as abelhas para fora da câmara interior. Uma vez que uma pessoa exala, a respiração torna-se visível através da condensação.

As abelhas podem ser treinadas em apenas 10 minutos através do processo cahamado de reflexo condicionado segundo o fisiólogo Pavlov, que liga certos odores com recompensa alimentar. Uma vez que as abelhas estão expostos a isso, elas são alimentadas com uma solução de açúcar e água, uma recompensa que elas se lembram de suas vidas inteiras ao longo de seis semanas de duração.

abelhas-doencas-bioretro

Os cientistas demonstraram que as abelhas podem diagnosticar com precisão estágios iniciais de certas doenças. As abelhas são particularmente sensíveis aos feromônios de glândulas apócrinas, que contêm informações sobre a saúde de uma pessoa. Na medicina, as abelhas são usadas para testes de triagem e como biossensores.

por: BioRetrô