O Instituto Internacional de Exploração de Espécies (IISE) do estado do Arizona, divulgou sua lista anual de novas espécies descobertas durante o ano anterior e agora veremos as mais curiosas.

Sazima’s Tarantula

O Brasil é um dos países de maior biodiversidade do planeta e é sempre uma grande fonte de descobertas de espécies. A sobrevivência das espécies dessa tarântula pode estar em risco devido à perda de habitat e sua coleta para o comércio de animais de estimação. Embora Pterinopelma sazimai não é a primeira tarântula azul, é uma das mais impressionantes e podem ser especialmente vulneráveis por causa de sua distribuição limitada em uma “ilha ecológica” – um habitat no alto de montanhas.

Snub-Nosed Monkey

 Os “macacos de nariz arrebitado”, habitam uma região montanhosa na China, onde as autoridades cuidam de uma Reserva Natural Nacional para proteger a espécie que fez grandes adaptações para sobreviver, se alimentando da proteína dos líquens e da casca de árvores. Grandes redes sociais desse animal ajudam a afastar os predadores, como leopardos.

Night-Blooming Orchid

Especialistas dizem que a espécie “notável” é a orquídea conhecida apenas à noite, mas o porquê dela ter adotado este comportamento continua a ser um mistério. A planta foi descoberta por um pesquisador holandês durante uma expedição à Nova Inglaterra, uma ilha perto de Papua Nova Guiné.

Sazima’s Tarantula

A espécie (Crurifarcimen vagans) tem um novo recorde como a maior centopeia (cerca de 6,3 polegadas), encontrado em um dos hotspots mundiais de biodiversidade, as montanhas do leste da Tanzânia. A nova espécie é de cerca de 0,6 cm de diâmetro, com 56 anéis ou segmentos do corpo, tendo membros ambulatoriais. Cada um desses segmentos tem dois pares de pernas.

Fonte: J/M