Com a crise hídrica, ideias é que felizmente não faltam para resolver o problema da falta de água.
Algumas cidades brasileiras já enfrentam os problemas causados pela falta das chuvas, São Paulo é uma delas e o problema ainda não foi solucionado.
Sem chover e com a má relação que muitos de nós temos com a água, fica extremamente difícil a mudança de hábitos, pois ainda existe aquele pensamento de que a água nunca irá acabar, bom, isso é uma meia verdade, a água não vai acabar, mas os custos e a dificuldade para o se tratamento serão tão altos que isso nos levará a uma crise desesperadora.
O importante é que saibamos fazer o uso adequado desse recurso, como o aproveitamento das águas da chuva, por exemplo. Foi pensando em como utilizá-la da melhor forma que os arquitetos Uli Zens e João Pedro David, criaram um sistema vertical de captação e armazenamento de água da chuva que ocupa bem menos espaço do que as cisternas tradicionais.
O sistema criado por eles foi feito em São Paulo e armazena cerca de 320 litros de água em menos de meio metro quadrado. Por ser modular, o sistema é facilmente adaptado a diferentes condições, podendo ser utilizado em empresas, casas e edifícios.
O sistema possui um funcionamento prático e muito simples, onde a água da chuva é colhida por uma calha, sendo filtrada por um filtro que separa a água das folhas. Essa água pode ser usada em inúmeras tarefas em um casa, como a rega das plantas e manutenção da mesma, propiciando assim economia doméstica e cuidado com um recurso precioso e escasso.
por: BioRetrô