Você pode ainda não saber mas existem algumas dezenas de opções de variedades de plantas alimentícias difíceis de encontrar, mas que são exóticas e deliciosas.
Embora algumas plantas exijam adaptações especiais, outras já são próprias para nosso clima tropical, a maioria é tão fácil de cultivar quanto as plantas tradicionais que conhecemos. Aqui estão alguns exemplos para você começar a se deliciar.
Jujuba
Originária da Ásia, a Jujuba é uma planta da família das Ramnáceas e é encontrada no Brasil na Bahia e em São Paulo, cultivado como espécie exótica e seu valor não é tão doce.
Se o nome pareceu familiar não é à toa, o doce foi inspirado nesta pequena gema parecida com uma maçã com um sabor doce e azedo, podendo ser comida crua, embora o açúcar ajuda a intensificar o sabor.
PawPaw
Conhecida como Asimina triloba, a papaw, é uma árvore nativa do suseste da América do Norte, que produz grandes frutos comestíveis com sementes e possui um sabor doce que se assemelha ao pêssego e manga.
Quince
O quince é uma planta frutífera originária da região da Ásia e Europa cujos frutos são chamados de marmelo. O marmelo é muito usado na culinária brasileira para a produção de doces, muito cultivado em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do sul, sendo por décadas o doce mais consumido no Brasil.
Taboa
Você sabia que essa planta estranha é comestível? Quantas vezes você viu em um lago ou região alagada essa planta e nem sabia que ela tem uma versatilidade na culinária, podendo ser usado como um tipo de farinha em panquecas e pães, assada ou cozida. Também pode ser usada em sopas e molhos e propiciar ao prato um sabor distinto. O caule tem um sabor que lembra muito um palmito, podendo ser usado em saladas.
A taboa possui minerais, como manganês, fósforo, zinco, potássio e enxofre, e pode ser utilizada também medicinalmente.
A planta é encontrada nas regiões de lagos no Canadá e Estados Unidos, até a Patagônia (inclua-se todo o Brasil), Europa, Ásia, Austrália e Nova Zelândia.