Veja os melhores remédios naturais para acalmar seu cachorro ou gato hiperativo.
Se você é dono de um animal, seja ele cachorro, gato, estressado, super agitado e não quer medicar ele com remédios industriais e ainda economizar deve buscar por remédios naturais tradicionalmente conhecidos como calmantes.
Sim, existem calmantes para cachorro e gatos eficientes sendo naturais ou medicamentos, mas que não devem ser ministrados à toa. O manuseio inadequado do calmante natural ou medicamento pode ser prejudicial ao seu animal se administrado com excesso.
Na natureza há muitas plantas cujos extratos acalmam e seus chás podem ser dados aos animais também.
Há duas opções que são popularmente conhecidas e usadas até para bebês, que são os chás de camomila e o de valeriana. Respectivamente, um serve para situações de estresse leve a moderado; o outro, para momentos críticos, que requereriam, muitas vezes, intervenção farmacológica.
Por exemplo, quando seu pet estiver ansioso para ir para rua e vive latindo para todos e tudo, dê um pouco de chá de camomila a ele. Isto não irá fazê-lo desistir da diversão ou do seu comportamento que é correr e latir, mas irá tornar a as atitudes mais comedida, pelo menos.
Mas existe um calmante para cachorro para situações que exigem em caso de atitude extrema, como cachorros com temperamento agressivo e agitado, o chá de valeriana é um calmante natural bastante potente, indicado para casos de insônia, problemas estomacais e como auxiliar no tratamento de feridas, contribuindo para uma melhor cicatrização.
Ao contrário do que se pensa antigamente, a valeriana é uma erva que não tem nenhum efeito tóxico sobre os animais. Na verdade, essa planta tem propriedades sedativas e relaxantes que também pode ajudar a combater episódios de insônia e amenizar possíveis dores musculares no seu amigo.
Mas sempre tenha inteligência e bom senso para administrar essas ervas, mesmo naturais para não prejudicar seu animalzinho, em caso de alguma alteração física do animal, deve-se cessar o uso.