Os parques eólicos são regiões que comportam uma concentração de infraestruturas capazes de gerar energia elétrica a partir do vento em determinados locais.

É no parque eólico, ou também considerado usina eólica, que são instalados aerogeradores que por sua vez são os responsáveis pela geração de energia. Saiba mais sobre essa alternativa barata e ecológica de energia que respeita o meio ambiente.

Origem da energia eólica

O conceito de energia eólica é antigo, surgindo pela primeira após a invenção do gerador elétrico na década de 1830, que após estudos no Reino Unido e nos Estados Unidos em 1887 e 1988 ocorreu a criação da primeira geração de energia a partir dos ventos. Em 1891 a Dinamarca aperfeiçoou o sistema e desenvolveu uma estrutura mais funcional como a que entendemos agora pela geração de energia eólica, por eixos horizontais, construindo a primeira turbina eólica com 22,8 metros em 1897.

Como funciona a energia eólica

Os humanos usam desse fluxo de vento, ou energia de movimento, para muitos propósitos: velejar, empinar pipa, mover moinhos, e agora mais comum do que se imaginava, a geração de eletricidade.

O vento é uma forma de energia solar causada por uma combinação de três eventos simultâneos:

  • O sol aquece a atmosfera de forma desigual
  • Irregularidades da superfície terrestre
  • A rotação da Terra.

Os padrões e velocidades do fluxo de vento variam muito no Brasil e são modificados por regiões com água, vegetação e diferenças de terreno. No Brasil possui regiões onde estudos demonstram maior potencial eólico, o que propicia a construção de parques ecológicos.

Esse termo usado “energia eólica” descreve o processo pelo qual o vento é usado para gerar energia mecânica ou eletricidade.

Uma turbina eólica transforma energia eólica em eletricidade usando a força aerodinâmica das pás do rotor, que funcionam como uma asa de avião ou como uma pá de rotor de helicóptero para direcionar o vento para uma região e mover a pá para a outra, isso faz com que o rotor gire. O rotor se conecta ao gerador, seja diretamente (se for uma turbina de acionamento direto) ou por meio de um eixo e uma série de engrenagens (uma caixa de engrenagens) que aceleram a rotação e permitem um gerador fisicamente menor.

Principais estados produtores de energia eólica

Hoje a região que concentra maior percentual de investimento no Brasil é o  estado do Rio Grande do Norte e em seguida a Bahia, isso pelo índice de fluxo de ventos e fatores como incentivos do estado que está propiciando a maior implementação de parques eólicos dos últimos anos.

A faixa litorânea e da área tropical coloca a região do Nordeste como a região brasileira que tem mais potencial energético eólico, o que permite deter a maioria dos parques eólicos do país.

Hoje se concentra mais de 520 parques eólicos no país, o que propicia para o mercado energético mais de 13 GW de capacidade instalada. Atualmente 80% dos parques eólicos do Brasil estão concentrados na região nordeste, sendo o Rio Grande do Norte e a Bahia os maiores estados produtores. Entre os meses de agosto e setembro acontece o pico da geração eólica, período conhecido como “safra dos ventos”.

Os principais parques eólicos no Brasil:

  • – Parque Eólico Giribatu

Localização: Santa Vitória do Palmar (RS)

Capacidade instalada: 258 MW

 

  • – Complexo Eólico do Alto do Sertão I

Localização: Caetité, Guanambi e Igaporã (BA)

Capacidade instalada: 293,6 MW

 

  • – Parque Eólico de Osório

Localização: Osório (RS)

Capacidade instalada: 300 MW

 

  • – Complexo Eólico Desenvix Bahia

Localização: Macaúbas, Novo Horizonte e Seabra (BA)

Capacidade instalada: 95,2 MW

 

  • – Parque Eólico Sangradouro

Localização: Arroio Sangradouro (RS)

Capacidade instalada: 50 MW

 

  • – Parque Eólico Elebrás Cidreira 1

Localização: Tramandaí (RS)

Capacidade instalada: 70 MW

 

  • – Parque Eólico Enacel

Localização: Aracati (CE)

Capacidade instalada: 31,5 MW

 

  • – Parque Eólico Giruá

Localização: Giruá (RS)

Capacidade instalada: 11 MW

 

  • – Parque Eólico Beberibe

Localização: Beberibe (CE)

Capacidade instalada: 25,6 MW

 

  • – Parque Eólico Cabeço Preto

Localização: João Câmara (RN)

Capacidade instalada: 19,8 MW

 

  • – Parque Eólico Lanchina

Localização: Tenente Laurentino Cruz (RN)

Capacidade instalada: 28 MW

 

  • – Complexo Eólico Calango

Localização: Bodó (RN)

Capacidade instalada: 150 MW

 

  • – Parque Eólico Volta de Rio

Localização: Acaraú (CE)

Capacidade instalada: 42,4 MW

 

  • – Parque Eólico Bons Ventos

Localização: Aracati (CE)

Capacidade instalada: 50 MW

 

  • – Parque Eólico de Praia Formosa

Localização: Camocim (CE)

Capacidade instalada: 104,4 MW