O peixe foi desenvolvido para coletar amostras e relatar condições da água e níveis de poluição de lugares que ele nada.
Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan atualizaram o peixe-robô nadador autônomo chamado Grace – vem de Gliding Robot ACE – com a habilidade de nadar seguindo o fluxo da água, ou seja: ele consegue nadar (quase) eternamente com apenas uma recarga na bateria.
A atualização do Grace inclui uma bomba d’água para o peixe-robô poder subir ou descer para partes mais calmas de um lago ou rio. E além da cauda móvel que faz o peixe se movimentar, a bateria deste robô desliza para frente e para trás em sincronia com a bomba d’água, gerando movimentos sutis que impulsionam o peixe.
No Japão também foi inventado um peixe-robô que tem a mesma função, observar o mar, a diferença é que possui uma bateria que dura apenas 1h. Parece mesmo muito real, os seus movimentos foram reproduzidos pelos cientistas ao observarem o nado do peixe Carpa e assim reproduzidos no computador.
fonte: Gizmodo