Muito se via a copa do mundo de 2014 como apenas mais uma no calendário mundial, mas o Brasil está fazendo de tudo para que ela seja a mais sustentável de todos os tempos.

 

biodiesel2

Quando se fala em sustentabilidade em eventos esportivos atualmente, todos se lembram das Olimpíadas de Londres 2012 que foi a maior de todos os tempos no quesito de preocupação com o meio ambiente, mas o  Brasil pretende seguir o mesmo caminho, mostrando que o respeito com o meio ambiente tem que ser global, principalmente no país da biodiversidade.

biodiesel3

A maior ação para transformar o Brasil na “Ecopa” deu início nesta segunda dia 25 de fevereiro, que é a criação do programa “Bioplanet”, o investimento em energia que polui menos o meio ambiente, desenvolvendo parcerias e investimento em biocombustíveis para veículos e geração de energia.

Esse programa conta com o apoio da maior produtora de cerveja do Brasil a Ambev, que integra a programação oficial do Governo Federal de promoção do Brasil para a Copa de 2014.

O programa visa captar óleo de cozinha que poderá ser entregue em pontos específicos que serão definidos em cada cidade sede, também haverá sistema de coleta móvel que enviará para  Arranjos Produtivos Local (APL) nas cidades sedes e centros de treinamento da Copa para a produção, serão construídos no total 40 (APL), que irão abastecer veículos híbridos movidos a energia elétrica e biodiesel das seleções instaladas nas sedes da copa do mundo.

 

biodiesel

É visado o consumo de biocombustíveis não somente por parte de veículos mas também em geradores que forneceram energia para os estádios e centros jornalísticos de todas cidades sedes.

Empresas como a companhia aérea Azul estão engajadas no lado sustentável da “Ecopa”, pretende voar em 2014 com bioquerosene visando o lado ecológico proposto pelos organizadores do evento devido a baixa emissão de CO2 e também ao baixo custo que esse combustível pode ser ofertado. Esse projeto é desenvolvido pela sua fornecedora de combustível a Amyris e a Embraer e General Eletric, um avanço que pode trazer retorno tanto para a companhia quanto para os passageiros que podem usufruir de passagens mais acessíveis.

___

fonte: O Globo/ Bio Massa Bio Energia