Uma máquina é capaz de transformar uma bebida nada saudável em um líquido precioso e finito de que tanto necessitamos; a água.
Se os tratamentos de esgoto hoje em dia, conseguem tratar as águas mais poluídas em água potável, porque não transformar uma bebida muito popular e nada saudável em algo precioso e 100% benéfico à saúde? Foi baseado nessa pergunta que o artista multidisciplinar Helmut Smits criou uma máquina capaz de transformar refrigerante em água pura.
Essa ideia fantástica foi apresentada durante a Dutch Design Week, a Semana de Design da Holanda e nomeada de The Real thing, esse projeto teve sua iniciação em 2006, mas precisou da ajuda de Martien Wündermann, do Synthetic Organic Chemestry Gorup, da Universidade de Amsterdam para colocá-la em prática.
O processo de transformação do refrigerante em água potável funciona da seguinte forma: o refrigerante é fervido, condensando o vapor criado e adicionando sais minerais para tornar a água própria para o consumo.
Alguns estudos mostram que para produzir 1 litro de Coca Cola, são gastos 9 litros de água potável e, segundo o artista, este foi outro fator que o motivou a seguir em frente com o projeto, pois ele considerou o desperdício de água um absurdo.
O criador do projeto não pensa em vender a sua máquina, mas pensa que com essa criação será possível conscientizar as pessoas a respeito do que estamos realmente inserindo em nossas vidas, sem pensar em o que está por trás de cada alimento.
por: BioRetrô