Imagens do fotógrafo Nick Brandt de cadáveres mumificados de aves e morcegos, em um lago na Tanzânia.

pássaro2bioretro

O que será que acontece de tão misterioso com esse lago medusa, que transforma os pássaros em pedra? Bom, tudo pode ser explicado e no caso do lago da Tanzânia é apenas uma combinação de fatores naturais que fazem com que os animais fiquem mumificados.

O lago reflete bastante luz e isso confunde os pássaros que se chocam na água e acabam morrendo, o mesmo acontece em alguns prédios com espelhos ou vidros que refletem muito, os pobres pássaros acham que são outros da espécie e acabam indo de encontro aos espelhos, a diferença é que ao caírem no lago, os animais morrem afogados e ao que tudo indica ao decorrer do tempo ao invés de apodrecerem acabam se calcificando, à medida que secam na margem do lago.

pássaro1-bioretro

Devido a uma combinação mortal de temperaturas que podem subir para tão alto quanto 60 graus Celsius e os altos níveis de alcalinidade no Lago Natron, um resultado da acumulação densa de cinzas vulcânicas, as carcaças desses pássaros, são calcificadas e quase congeladas no tempo.

pássaro3bioretro

Fotos de Nick Brandt, documentadas em seu novo livro “Across The Ravaged Land”, relata através de imagens os animais que morreram de tal forma que parecem ser feitos de pedra. O que pode ser catastrófico para alguns pode ser belo e até mesmo inspirador para outros, já que esse foi um processo natural, resultante da combinação da pura química.

por: BioRetrô