Já imaginou se é possível ter um pomar com árvores frutíferas sem ter terreno para plantar?
Um indiano chamado Abdurazak imaginou e fez seu pomar sem ter terreno para plantar. Ele utilizou apenas tambores para plantar as árvores e hoje ele conta com mais de 135 árvores frutíferas com 50 variedades, dentre elas manga, goiaba, tudo em cima de um chão de concreto.
A sua iniciativa garante além de seu sustento com a produção de variedades de frutas, a contribuição com o meio ambiente, com a reutilização de tambores que seriam descartados.
Sua iniciativa veio com um sonho de ter um pomar e sua experiência de mais de 30 anos com comércio de frutas, no qual aprendeu o cultivo de variedades por meio de seu trabalho em Dubai, devido a falta de solo rico em nutrientes na região árida, se cultivava frutas e legumes em tambores e de forma hidropônicas, um método mais eficiente e econômico do que plantado diretamente no chão.
No cultivo normal de árvores em terra, cerca de 75% do fertilizante é desperdiçado, pois vai para o subsolo junto com a água, o que deixa apenas 25% para ser absorvido pelas árvores.
Como fazer um pomar em baldes e tambores.
Se você se interessou em cultivar árvores frutíferas em casa em tambores veja como fazer. Você pode utilizar qualquer recipiente, mas vale ressaltar que quanto menor o recipiente menor é o crescimento da árvore.
- Encontre tambores de plástico com capacidades de 70 a 130 litros ( A escolha do tamanho do tambor interfere no crescimento da árvore frutífera.)
- Faça pelo menos três furos de 8 mm a 16 mm a uma distância de 8cm da parte inferior do tambor para escoar a água excedente.
- Coloque nos tambores uma mistura de terra, fertilizante biológico e turfa de coco para cobrir 3/4 do tambor e depois plante a árvore.
- Regue-os pelo menos uma vez por dia ou uma vez a cada dois dias.
- Sugere-se pulverizar fertilizante orgânico uma vez por mês ou uma vez a cada dois meses.
- Podar de vez em quando a parte inferior serve para um crescimento da planta.