Os Japoneses deram um passo para o avanço na captação da energia elétrica, que reduz a zero o impacto causado no meio ambiente.

hibrido_bioretro3

Há vários sistemas de geração de energia elétrica, o mais conhecido deles são as hidrelétricas, que se utilizam de uma forma mais agressiva que é o uso da corrente das águas para gerar energia e já que precisa-se construir barragens enormes para reservar essa água para o sistema. Um outro sistema totalmente ecológico é o Eólico, são moinhos que se utilizam da força dos ventos para gerar energia.

O Japão acabou de desenvolver o sistema chamado “SKWID”,  que significa Savonius Keel and Wind Turbine Darrieus, um sistema capaz de gerar energia da corrente das águas e do vento ao mesmo.

hibrido_bioretro2

O sistema é composto por um plataforma flutuante que fica em mar aberto, com uma turbina de maré Savonius abaixo da linha de água que capta a corrente marítima, e para captar o vento um Darrieus turbina de eixo vertical para fora da água. Os dois estão interligados por uma caixa de engrenagens centrais no gerador, permitindo que o SKWID possa gerar energia a partir das correntes marítimas, através do vento, ou os dois ao mesmo tempo.

hibrido_bioretro

O SKWID é capaz de manter rotações diferentes nas duas formas de captação de energia, pode ter o vento para um lado e a corrente marítima para o outro que ainda assim a geração de energia não é prejudicada, também é capaz de aguentar variações do mar sem tombar.

Essa é uma alternativa totalmente ambiental vai ser implantada na costa do Japão, e é a mais brilhante e inovadora forma de geração de energia que não prejudica o ambiente marinho e se utiliza dos recursos naturais de forma responsável.

Fonte: cbs News

por: BioRetrô