Pesquisadores brasileiro desenvolvem fogão solar barato e fácil para cozinha os alimentos.
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolveram um fogão solar que prepara alimentos sem nenhum custo com gás ou energia elétrica.
Com o aumento do preço do botijão de gás nos últimos meses, faz as pessoas buscarem por alternativas baratas e práticas para preparar suas refeições.
Uma alternativa é o fogão solar feito com espelhos que convergem os raios solares para o ponto central onde vai ficar o alimento a ser preparado.
Uma forma ecológica que elimina o uso de produtos e processos ocasionados pelo preparo de uma refeição, como fósforos, alumínio, aço, plástico e tudo que constitui no processo de fabricação de um fogão convencional e na sua utilização.
O fogão solar desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve um custo total de R$ 150 reais – valor equivalente a cerca de duas recargas de botijões de gás.
O equipamento assou nove bolos ao mesmo tempo em uma hora e meia, somente com a energia captada da luz solar. Um forno convencional seria vinte minutos mais rápido, mas apenas assaria 1 bolo somente.
Idealizado pelo engenheiro Mário César de Oliveira Spinelli, 31 anos, o forno foi feito com MDF – uma chapa com fibras de madeira – espelhos e uma placa de metal, combinação de resina sintética com malha de ferro.
Os horários ideais para para o uso desse tipo de fogão seria de 09h da manhã às 14h e que o tempo esteja aberto com sol.
Se interessou pela ideia? Você pode adquiri um parecido aqui. CLIQUE AQUI