Dia 22/09 o Brasil entra na primavera, e para comemorar mostramos um catálogo seleto de raridades florais que você provavelmente nunca verá de perto.

Junto com a primavera surge a beleza e a delicadeza das flores, que se tornam ainda mais belas e preciosas quando são de plantas raras e ameaçadas de extinção. Estas flores você não verá em uma floricultura, ou em um simples jardim, elas estão em coleções botânicas espalhadas pelo mundo.

Segundo os cientistas, a classificação de flores raras é difícil por se tratar de 270 mil tipos de exemplares  e sendo de 10 a 15% destas flores estão em regiões remotas pelo mundo.

Aqui estão as flores mais raras que se conhece atualmente e poder ver esses exemplares exclusivos da natureza é um fato a ser comemorado hoje com a entrada da primavera.

1-Middlemist camelia

A planta foi coletada na China em 1804 por John Middlemist. Existe poucos exemplares no mundo.

2-Franklinia Alatamaha

 A árvore é nativa do rio Altamaha na Geórgia, mas foi extinta na natureza desde o início do século 19, mas existente alguns exemplares em coleções.

 3-Drosera Capensis

Drosera Capensis é uma flor carnívora raríssima, encontrada na África do Sul.

4-Strongylodon Macrobotrys

A Strongylodon Macrobotrys mais conhecida como “Trepadeira-jade” é uma trepadeira originária da Filipinas, possui flores exóticas e raras.

5-Cosmos Atrosanguineus

 

Cosmos Atrosanguineus mais conhecida como “Chocolate Cosmos”  é nativa do México, onde é extinto em seu estado selvagem, e apenas existente para cultivo desde 1902.

6-Cypripedium Calceolus

 A Cypripedium Calceolus mais conhecida como “Manjerona Orquídea” era encontrada na Europa e no Japão, mas a partir do século 20 houve uma queda de seus exemplares na natureza substancialmente, causando quase sua extinção. Ela é ainda encontrada, mas apenas em jardins particulares.

Fonte: Jungle Magazine